1 Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos
principais dos judeus. 2 Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse:
“Rabi, sabemos que és mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode
fazer esses sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele”. 3 A
isto, respondeu Jesus: “Em verdade, em verdade te digo que, se alguém
não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. 4 Perguntou-lhe
Nicodemos: “Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura,
voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?”. 5 Respondeu Jesus: “Em
verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não
pode entrar no reino de Deus. 6 O que é nascido da carne é carne; e o
que é nascido do Espírito é espírito. 7 Não te admires de eu te dizer:
importa-vos nascer de novo. 8 O vento sopra onde quer, ouves–lhe o
ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é
nascido do Espírito”. 9 Então, perguntou-lhe Nicodemos: “Como pode
suceder isso?”. 10Acudiu Jesus: “Tu és mestre em Israel e não
compreendes estas coisas? [...].”
Começamos uma série de mensagens sobre o novo nascimento. Jesus disse a
Nicodemos em João 3,3: “Em verdade, em verdade te digo que, se alguém
não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. Jesus falou para
todos nós quando declarou isso. Nicodemos não era um caso especial. Você
e eu precisamos nascer de novo, ou não veremos o reino de Deus.
Significa que não seremos salvos; não seremos parte da família de Deus e
não iremos para o céu; pelo contrário, iremos para o inferno.
Nicodemos era um dos fariseus, o mais religioso dos líderes judeus.
Jesus disse a eles em Mateus 23,15 e 33: “Ai de vós, escribas e
fariseus, hipócritas, porque rodeais o mar e a terra para fazer um
prosélito e, uma vez feito, fazeis dele um filho do inferno duas vezes
pior do que vós mesmos! [...] Serpentes! Raça de víboras! Como
escapareis da condenação do inferno?”. Portanto, a série que começamos
não é de secundária importância. Ela é central. A eternidade está em
jogo quando falamos com respeito ao novo nascimento. “Se alguém não
nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”.
O Novo Nascimento é Indeterminado
Na primeira mensagem, na última vez, focamos nas razões para esta série e
os tipos de questões que faríamos. A questão de hoje é: “O que acontece
no novo nascimento?”. Antes de tentar responder a essa questão,
permita-me mencionar uma preocupação muito séria que tenho sobre a forma
como estas mensagens serão ouvidas. Estou ciente de que esta série de
mensagens será imprevisível para muitos de vocês — exatamente como as
palavras de Jesus são imprevisíveis para nós muitas vezes se as
considerarmos seriamente. Há, pelo menos, três razões para isto:
I - Porque nossa condição é sem esperança
O ensino de Jesus relativo ao novo nascimento nos confronta com nossa
falta de esperança espiritual, falta de integridade moral e nossa
condição diante da lei de Deus à parte da graça regeneradora de Deus.
Antes que o novo nascimento nos aconteça, estamos espiritualmente mortos. Somos moralmente egoístas e rebeldes. E somos legalmente
culpados diante da lei de Deus e estamos sob sua ira. Quando Jesus nos
diz que precisamos nascer de novo, ele diz que nossa presente condição é
uma indiferença desesperadora, corrupta e culpada. À parte da graça
maravilhosa em nossas vidas, não gostamos de ouvir a respeito de nós
mesmos. Assim sendo, é imprevisível quando Jesus nos fala que precisamos
nascer de novo.
II - Porque não podemos produzir o novo nascimento
Ensinar sobre o novo nascimento é imprevisível porque ele se refere a
algo que é feito a nós, não algo que fazemos. João 1,13 enfatiza essa
realidade. Ele se refere aos filhos de Deus como aqueles “que não
nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem,
mas de Deus”. Pedro realça a mesma realidade: “Bendito o Deus e Pai de
nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo sua grande misericórdia, nos regenerou” (1 Pedro 1,3). Não produzimos o novo nascimento. Deus produz o novo nascimento. Qualquer coisa que façamos é o resultado do novo nascimento, não a causa
do novo nascimento. Significa que o novo nascimento é retirado de
nossas mãos. Ele não está em nosso controle. E assim ele nos confronta
com a nossa impotência e nossa absoluta dependência de alguém além de
nós mesmos.
O novo nascimento é imprevisível. Foi-nos dito que não veremos o reino
de Deus se não nascermos de novo. E foi-nos dito também que por nós
mesmos não podemos produzir o novo nascimento. Isso é imprevisível.
III - Porque a liberdade absoluta de Deus nos confronta
E a terceira razão porque o ensino de Jesus é imprevisível, portanto, é
que ele nos confronta com a absoluta liberdade de Deus. Separados de
Deus, somos espiritualmente mortos em nosso egoísmo e rebelião. Somos
por natureza filhos da ira (Efésios 2,3). Nossa rebelião é tão profunda
que não podemos detectar ou desejar a glória de Cristo no evangelho (2
Coríntios 4,4). Por conseguinte, se nascemos de novo, isso depende
decisivamente e finalmente de Deus. Sua decisão de nos vivificar não é
uma reação que nós, como cadáveres espirituais, temos, mas o que fazemos
é uma reação ao ato de ele nos vivificar. Para a maioria das pessoas,
pelo menos em uma primeira análise, isso é imprevisível.
Minha Esperança: Não ser imprevisível, mas transmitir segurança e a mensagem da salvação
Assim, enquanto começo esta série, estou consciente de como imprevisível
esse ensino sobre o novo nascimento pode se tornar. E o quanto desejo
ser cuidadoso. Não quero causar às almas sensíveis qualquer aflição
desnecessária. E não quero transmitir uma falsa esperança para aqueles
que confundem moralidade ou religião como vida espiritual. Por favor,
orem por mim. Sinto como se estivesse tomando em minhas mãos almas
eternas nestes dias. E, contudo, sei que não tenho poder em mim mesmo
para dar a elas vida. Mas Deus pode fazer isso. E estou muito
esperançoso que ele fará o que é dito em Efésios 2,4-5: “Mas Deus, sendo
rico em misericórdia, impulsionado pelo grande amor com que nos amou, e
estando nós mortos em nossos delitos, deu-nos a vida juntamente com
Cristo — é por graça que fostes salvos”. Deus ama magnificar as riquezas
de sua graça que concede vida onde Cristo é exaltado em verdade. Esta é
a minha esperança: que esta série não será imprevisível, mas trará
segurança e redenção.
Que Acontece no Novo Nascimento?
Assim, vamos nos voltar agora para a questão: o que acontece no novo
nascimento? Vou tentar expressar a resposta em três afirmações. As duas
primeiras lidarão com o hoje e a terceira lidará com a próxima semana
(se o Senhor permitir). 1) O que acontece no novo nascimento não é ter
uma nova Religião, mas ter nova vida. 2) O que acontece no novo
nascimento não é meramente afirmar o sobrenatural em Jesus, mas
experimentar o sobrenatural em você mesmo. 3) O que acontece no novo
nascimento não é o progresso de sua velha natureza humana — uma natureza
que é realmente você, e é perdoada e purificada; e uma natureza que é realmente nova, e está sendo formada pela habitação do Espírito de Deus. Vamos considerar essas afirmações, uma de cada vez.
I - Nova vida, não uma religião
O que acontece no novo nascimento não é ter uma nova religião, mas uma
nova vida. Leiam comigo os três primeiros versículos de João 3: “Havia,
entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos
judeus. Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: ‘Rabi, sabemos
que és mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer esses
sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele’. A isso, respondeu
Jesus: ‘Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de
novo, não pode ver o reino de Deus’”.
João se certifica de que saibamos que Nicodemos é um fariseu e um líder
dos judeus. Os fariseus foram os religiosos mais rigorosos de todos os
grupos judeus. A este Jesus diz (no versículo 3): “Em verdade, em
verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino
de Deus”. E até de forma mais pessoal no versículo 7: “Não te admires de
eu te dizer: importa-vos nascer de novo”. Desse modo, um dos conceitos
de João é: toda a religião de Nicodemos, todo o seu maravilhoso estudo
do farisaísmo, disciplina e cumprimento da lei não podem substituir a
necessidade do novo nascimento. De fato, eles podem tornar mais patente a
necessidade do novo nascimento.
Do que Nicodemos precisa, você e eu precisamos, não é religião, mas
vida. O fato de se referir ao novo nascimento é que o nascimento gera
uma nova vida no mundo. Em um sentido, é claro, Nicodemos está vivo. Ele
respira, pensa, sente e age. Ele é humano, criado à imagem de Deus.
Mas, evidentemente, Jesus considera que ele está morto. Não há vida
espiritual em Nicodemos. Espiritualmente, ele não nasceu. Ele precisa de
vida, não mais atividades religiosas ou mais zelo religioso. Ele tem
isso em abundância.
Você se lembra de que Jesus disse em Lucas 9,60 ao homem que queria
protelar o ato de segui-lo para que ele pudesse sepultar o pai? Jesus
disse: “Deixa que os mortos sepultem seus mortos”. Significa que há
pessoas fisicamente mortas que precisam ser sepultadas. E há pessoas
espiritualmente mortas que podem sepultá-los. Em outras palavras, Jesus
pensou em termos de pessoas que caminham normalmente e aparentam
bastante ter vida e estão mortas. Nessa parábola sobre o filho pródigo, o
Pai diz: “Este meu filho estava morto e reviveu” (Lucas 15,24).
Nicodemos não precisava de Religião; ele precisava de vida — vida
espiritual. O que acontece no novo nascimento é que a vida gerada não
existia antes. A nova vida acontece no novo nascimento. Não é atividade
religiosa ou disciplina ou decisão. É a existência da vida. É a primeira
forma de descrever o que acontece no novo nascimento.
II - A experiência do sobrenatural, não apenas sua afirmação
O que acontece no novo nascimento não é meramente a afirmação do
sobrenatural em Jesus, mas a experiência do sobrenatural em si mesma. No
versículo 2, Nicodemos diz: “Rabi, sabemos que és mestre vindo da parte
de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus
não estiver com ele”. Expressando de outro modo, Nicodemos vê em Jesus
uma atividade divinamente genuína. Ele admite que Jesus procede de Deus.
Jesus faz as obras de Deus. A isso, Jesus não responde por dizer: “Eu
queria que todos na Palestina pudessem ver a verdade que você pode ver a
respeito de mim”. Em vez disso, ele diz: “Você precisa nascer de novo
ou nunca verá o reino de Deus”.
Ver sinais e maravilhas e ficar estupefato por eles e honrar o operador
de milagres por elas ao dizer que ele procede de Deus, não salva
ninguém. Esse é um dos grandes perigos dos sinais e maravilhas: você não
precisa de um novo coração para ficar maravilhado por elas. A antiga
natureza humana caída é todo o necessário para ficar estupefato com os
sinais e as maravilhas. E a antiga natureza humana caída deseja dizer
que o operador de milagres é de Deus. O próprio diabo sabe que Jesus é o
Filho de Deus e opera milagres (Marcos 1,24). Não, Nicodemos, vendo-me
como um operador de milagres enviado por Deus não é a chave para o reino
de Deus. “Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de
novo, não pode ver o reino de Deus”.
Em outras palavras, não é relevante meramente afirmar o sobrenatural em
Jesus, mas experimentar o sobrenatural em você mesmo. O novo nascimento é
sobrenatural, não natural. Não pode ser explicado pelas coisas
encontradas neste mundo. O versículo 6 enfatiza a natureza sobrenatural
do novo nascimento: “O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido
do Espírito é espírito”. A carne é o que somos naturalmente. O Espírito
de Deus é a Pessoa sobrenatural que gera o novo nascimento. Jesus diz
novamente no versículo 8: “O vento sopra onde quer, ouves-lhe o ruído,
mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é
nascido do Espírito”. O Espírito não é parte deste mundo natural. Ele
está acima da natureza. É sobrenatural. De fato, ele é Deus. Ele é a
causa imediata do novo nascimento.
Assim, Nicodemos, diz Jesus, o que acontece no novo nascimento não é
meramente uma afirmação do sobrenatural em mim, mas a experiência do
sobrenatural em si mesmo. Você precisa nascer de novo. E não de uma
forma naturalmente metafórica, mas do modo sobrenatural. Deus Espírito
Santo precisa vir até você e trazer à existência nova vida.
Examinaremos na próxima vez as palavras no versículo 5: “Em verdade, em
verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino
de Deus”. A que se refere a água e o Espírito nesse texto? E como essas
palavras nos ajudam a entender o que acontece no novo nascimento?
Jesus é a vida
Hoje quero concluir fazendo uma conexão fundamental entre nascer de novo
pelo Espírito e ter vida eterna pela fé em Jesus. O que temos visto até
agora é o que ocorre no novo nascimento: uma obra sobrenatural pelo
Espírito Santo para gerar vida espiritual onde não existia. Jesus
declara isso uma vez mais em João 6,63: “O Espírito é o que vivifica; a
carne para nada aproveita”.
Mas o Evangelho de João esclarece um fato também: Jesus é a vida que o
Espírito Santo concede. Ou poderíamos dizer: a vida espiritual que ele
concede, ele somente concede em conexão com Jesus. A união com Jesus
existe onde experimentamos a vida espiritual e sobrenatural. Jesus disse
em João 14,6: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”. Em João 6,35 ele disse: “Eu sou o pão da vida”.
E em João 20,31, João afirma: “Estes, porém, foram registrados para que
creiais que Jesus é o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome”.
Não há vida aparte de Jesus
Portanto, não há vida espiritual — vida eterna — sem a união com Jesus e
a fé nele. Teremos muito o que dizer sobre o relacionamento entre o
novo nascimento e a fé em Jesus. Mas vamos expressar isso assim para o
momento: no novo nascimento, o Espírito Santo nos une a Cristo em uma
união viva. Cristo é vida; é a videira de onde a vida flui. Somos os
ramos (João 15,1). No novo nascimento, ocorre a criação sobrenatural da
nova vida espiritual e ela é criada por meio da união com Jesus Cristo. O
Espírito Santo nos leva a uma união vital com Cristo, que é o caminho, a
verdade e a vida. Essa é a realidade objetiva do que acontece no novo
nascimento.
E de nosso lado — a forma que experimentamos isso —,a fé em Jesus é
despertada em nossos corações. A vida espiritual e a fé em Jesus existem
juntas. A nova vida torna a fé possível e, visto que a vida espiritual
sempre desperta a fé e se expressa em fé, não há fé sem fé em Jesus.
Portanto, não devemos separar o novo nascimento da fé em Jesus. Do lado
de Deus, somos unidos a Cristo no novo nascimento. É isso o que o
Espírito Santo faz. De nosso lado, experimentamos essa união pela fé em
Jesus.
Nunca separe o novo nascimento e a fé em Jesus
Atente para a forma como João expressa o novo nascimento e a fé juntos
em 1 João 5,4: “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e essa
é a vitória que vence o mundo: a nossa fé”. Nascer de Deus — o segredo
para a vitória. Fé: o segredo para a vitória. Porque a fé é a forma pela
qual experimentamos o nascimento de Deus.
Ou atente para o modo como João diz em 1 João 5,11-12: “E o testemunho é
este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho.
Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus,
não tem a vida”. Portanto, quando Jesus declara: “O Espírito é o que
vivifica; a carne para nada aproveita” (João 6,63), e quando ele diz:
“Você precisa nascer do Espírito” para ter vida, ele quer dizer: no novo
nascimento, o Espírito Santo, de forma sobrenatural, concede–nos vida
nova e espiritual por nos unir com Jesus Cristo pela fé. Assim, Jesus é
vida.
Desse modo, nunca separem essas duas afirmações de Jesus em João 3: “Se
alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (v. 3) e “Quem
crê no Filho tem a vida eterna” (v. 36).
Fonte: DesiringGod Divulgação: Massoreticos
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Por John Piper. © Desiring God. Site em inglês: desiringGod.org | Português: satisfacaoemDeus.org
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