7 de julho de 2013

Artigo - Pregando Cristo no Antigo Testamento (1)

  
por Dário de Araújo Cardoso*

Esta é uma série de postagens sobre como pregar a Cristo no Antigo Testamento. Muitos tem pregado de forma errada usando o Velho Testamento para pregações moralistas ou de auto-ajuda. Pregador, quer aprender a pregar com base no Antigo Testamento? Esta série de postagem lhe dará uma boa introdução.

 [ Parte 1 ] [ Parte 2 ] [ Parte 3 ] [ Parte 4 ] [ Parte 5 ] [ Parte 6 ] [Parte 7 ] [ Parte 8 ] [Parte 9 ] [ Parte 10 ]
E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. (Lucas 24:27)
Por fim, considere o que Spurgeon disse sobre pregar a Cristo em todos os textos:

Um jovem tinha pregado na presença de um respeitável teólogo, e ao final foi até o velho ministro e disse: “O que você achou do meu sermão?”.

“Um sermão muito pobre de fato”, ele disse.

“Um sermão pobre?”, disse o jovem, “ele me custou um longo tempo de estudo”.

“Sim, disso eu não duvido”.

“Por que você não acha que minha explanação do texto é muito boa?”.

“Oh, sim,” disse o velho pregador, “é muito boa de fato”…

“Diga-me porque você o considera um sermão pobre?”

“Porque,” disse ele, “não há Cristo nele”.

“Bem”, disse o jovem, “Cristo não estava no texto; nós não devemos pregar Cristo sempre, nós devemos pregar o que está no texto”.

Então o idoso disse: “Você não sabe, rapaz, que de cada cidade, cada vila ou vilarejo na Inglaterra, onde quer que esteja, há uma estrada para Londres? … Da mesma forma em cada texto da Escritura, há uma estrada… para Cristo. E meu caro irmão, seu trabalho é, quando chegar a um texto, dizer: ‘Então, qual é a estrada para Cristo?’ e então pregar o sermão, percorrendo a estrada até… Cristo. E… eu nunca encontrei um texto que não possuísse uma estrada para Cristo, e ainda que eu ache um que não tenha uma estrada para Cristo, eu faria uma; eu passaria por cima de cercas e valas, mas eu chegaria a meu Mestre, pois um sermão não pode fazer nada de bom a menos que tenha o perfume de Cristo nele

Se você quiser devorar o assunto, recomendamos a leitura deste ARTIGO. 

Fonte: Voltemos ao Evangelho   Divulgação: Massoreticos         

************

*   O autor é ministro presbiteriano, mestre em Teologia (Antigo Testamento) pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper e mestrando em Ciências da Religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É coordenador e professor da área de Teologia Exegética no Seminário Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição e pastor da Igreja Presbiteriana de Casa Verde, em São Paulo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário