Salomão, de acordo com a tradição.
Este livro tem sido severamente criticado por causa da sua linguagem sensual.
Seu direito a um lugar na Bíblia tem sido defendido por muita gente religiosa de todas as épocas. Muitos o têm considerado como uma alegoria espiritual do afeto que existe entre Deus e seu povo escolhido, ou entre Cristo e sua Igreja.
ESTE É UM POEMA ORIENTAL. As expressões ardentes só podem ser devidamente interpretadas por uma mente espiritual madura.
SINOPSE
O noivo representa a Cristo; a noiva a Igreja.
- A comunhão espiritual entre a noiva e o noivo celestial, cap. 1.1; 2.7;
- A noiva perde seu companheiro e o busca, cap. 2.8; 3.5; e
- Os discursos ardentes do noivo e da noiva acerca de seu amor mútuo e os elogios de um para com o outro, cap. 3.6; 8.14.
Meu amado, o título que os crentes dão a Cristo, cap. 2.16.
TEXTO COMPANHEIRO
O Salmo 45.
ILUSTRAÇÃO COMPLEMENTAR
I - O Noivo Celestial
- Seu amor cobre todos os defeitos da noiva, Ct 4.7;
- Seu regozijo por ela, Is 62.5;
- Deu sua vida por ela, Ef 5.25; e
- Virá reclamá-la como sua, Mt 25.6.
- Ama ao noivo, Ct 2.16;
- Sente sua indignidade, Ct 1.5;
- Tem sido purificada e vestida com vestes imaculadas, Ap 19.8;
- Adornada com as joias da graça divina, Is 61.10; e
- Oferece os convites para as bodas, Ap 22.17.
- Preparada pelo Pai para o Filho, Mt 22.2;
- Preparações custosas, Mt 22.4;
- O convite é uma grande honra, Ap 19.9;
- Os convites, desprezados por muitos, Mt 22.5;
- Os convites incluem todas as classes, Mt 22.10; e
- O fato de não usar roupas de bodas por descuido leva a sua exclusão, Mt 22.11-13.
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