23 de maio de 2013

Livro - História Eclesiástica


Eusébio, bispo de Cesaréia, nasceu em cerca de 270, morreu por volta de 339/340. A data de seu nascimento, só pode ser inferida de sua obra, pois ele narra a perseguição dos cristão sob Valeriano (258-260) como sendo algo do passado, e os eventos seguintes como sendo contemporâneos seus.

A História Eclesiástica

Não se trata de uma história da Igreja, como seria entendida hoje. A Igreja não é, para ele e seus contemporâneos, objeto de história, já que é uma entidade criada por Deus, e portanto transcendente. O que o historiador pode fazer é relatar os fatos, as pessoas e as instituições com ela relacionados. Dessa forma, relatam-se acontecimentos, mas não se analisa um desenvolvimento histórico.

A motivação da obra, é registrar a sucessão dos "santos apóstolos", os grandes feitos, os que se sobressaíram,  as heresias, as perseguições e a proteção de Deus sobre seu povo.

A obra é dividida em 10 livros com a seguinte estrutura: I-VII: Uma contínua sucessão de temas iniciada talvez antes da perseguição, com material reunido até mais ou menos a ano 311.

VIII: Atualização da obra com os acontecimentos mais recentes.

IX-X: Longa extensão do livro VIII, com desfecho escrito após a inauguração da Igreja de Tiro.

A forma final da obra foi atingida após quatro edições, tendo os nove primeiros livros sido publicados antes do Edito de Milão (311) e o décimo livro em 323/5.

A importância da obra nos dias de hoje é múltipla: Para o estuda da história antiga é uma rica fonte de referências e uma compilação de obras anteriores. Para a Igreja, tem o valor de registro dos primórdios de sua história. Para os cristão traz o testemunho daqueles que viveram as perseguições dos primeiros séculos, que com seu martírio nos dão uma lição de perseverança e fé, e ao mesmo tempo nos mostram um sinal de esperança em qualquer época de crise. 

Entre no link abaixo, baixe esse livro. 
Deixe o seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário